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Sindrome de asperger

O QUE É

Podemos definir a Síndrome de Asperger como um transtorno de origem neurobiológica que foi descrito pela primeira vez em 1944 pelo pediatra austríaco Hans Asperger. Uma de suas particularidades é o fato de ser majoritariamente notada em pessoas do sexo masculino. Além disso, outra característica é que os pacientes geralmente demonstram certa dificuldade para se relacionar com pessoas que não façam parte de seu contexto. Eles também costumam se interessar bastante por áreas/ disciplinas bem específicas.

Frequentemente, a linguagem não é afetada. Isso significa que a situação das crianças e dos adolescentes que convivem com a Síndrome de Asperger tende a passar pelo ambiente escolar sem muitos sobressaltos que os impeçam de concluir os estudos e, inclusive, seguir para a vida acadêmica e ter vida profissional regular.

SE A PESSOA CONSEGUE REALIZAR ETAPAS IMPORTANTES DA VIDA, ENTÃO QUAL O PROBLEMA?

É importante salientar que uma pessoa com Síndrome de Asperger convive com um transtorno. Este fato em si já suscitaria um acompanhamento terapêutico para providenciar seu bem-estar. No entanto, a necessidade de tratamento está na busca pelo desenvolvimento de competências sociais.

Este aspecto é de total importância para nossa vida em sociedade e, a partir disso, a criança pode estabelecer meios que sejam fundamentais para que ela consiga ter autonomia suficiente diante dos desafios na vida coletiva.

Vale dizer que embora a inteligência e a linguagem não sejam afetadas, a Síndrome de Asperger vem acompanhada de sintomas; não tão graves, mas capazes de causar prejuízos no que diz respeito a habilidades sociais.

COMO REALIZAR O DIAGNÓSTICO

Não é uma tarefa fácil diagnosticar a Síndrome de Asperger, pois os sinais que indicam sua existência podem variar bastante; ou seja, o que um paciente demonstra pode ser diferente da manifestação apresentada por outro.

Sendo assim, a observação é sempre o passo inicial na busca pela comprovação do transtorno. Desde muito nova a criança tende a mostrar algum traço que levante suspeitas de que seja preciso um acompanhamento

Especialistas (médicos e psicólogos) são os principais profissionais que possibilitam a aplicação de testes na busca por uma resposta. Uma das maneiras mais recorrentes na realização do diagnóstico é por meio de testes neuropsicológicos. Através deles, os terapeutas costumam propor algumas tarefas capazes de demonstrar a existência de alguns traços característicos da Síndrome de Asperger.

Outra maneira de se chegar ao diagnóstico é com a aplicação de testes que lidam com o reconhecimento de emoções e colocam as crianças em situações onde elas precisam entender o que seu interlocutor está pensando, por exemplo.

SINTOMAS

Os sinais da Síndrome de Asperger costumam variar, mas vale elencar os principais. Pelo menos aqueles que têm fácil percepção. Vejam abaixo:

– Dificuldade de interação social (manter conversas, começar um diálogo);
– Interesse restrito a determinado tema ou objeto;
– Apresentação de determinado padrão repetitivo,
– Incapacidade de demonstrar empatia pelo interesse das pessoas;
– Costumam mostrar movimentos descoordenados;
– Uso de voz monótona e rápida, etc.
   Fonte: www.neurosaber.com.br


O ESPORTE PARA QUEM TEM ASPERGER

O Judô e Jiu Jitsu são poderosos auxiliadores no combate a ansiedade, sintoma comum em crianças e adolescentes com asperger.
Seus exercícios são muito eficazes no controle da concentração e respiração.

Assista ao Vídeo:


Aula com Felipe Nilo